Os riscos cobertos pelos seguros compreensivos

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), os seguros compreensivos residenciais, condominiais e empresariais tiveram origem no início da década de 1990, durante o processo de modernização do mercado de seguros nacional, quando se procurou identificar as necessidades do consumidor em termos de melhores coberturas e preços mais baixos.

Antes de esses seguros compreensivos, para se precaver dos diversos riscos a que estão sujeitos os patrimônios imobiliários, o segurado (pessoa física ou jurídica) era obrigado a contratar vários seguros, como incêndio, roubo, desmoronamento, alagamento etc. Em caso de sinistro, a multiplicidade de apólices tornava difícil saber qual delas cobria os riscos do evento, bem como encarecia o preço total do seguro.

Os problemas daí decorrentes geravam insegurança no segurado e prejudicavam o desenvolvimento do mercado. No início da década de 1990, no Plano Diretor do Mercado de Seguros, lançado pelo governo com o apoio do mercado segurador, foram criados os seguros compreensivos, também chamados de conjugados ou multirriscos, que são contratos de seguros nos quais se conjugam diversos ramos ou modalidades numa mesma apólice.

No seguro automóvel a Cobertura Compreensiva é a mais utilizada, como o próprio nome indica oferece a cobertura mais compreensiva possível, isto é, colisão, incêndio e roubo. É também ampla, pois contempla os casos de perda parcial e perda total do veículo. A título de exemplo: a apólice compreensiva cobre o roubo total ou parcial do veículo. Se ocorrer uma colisão após o veículo ser roubado, o dano causado – seja parcial ou total – estará coberto pela apólice.

As seguradoras disponibilizam planos de seguro auto dos mais variados possíveis para atender às necessidades de cada um. Pode-se mesclar numa única apólice coberturas de outros ramos de seguros como: RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa – Veículos), ou seguro de terceiros, seguro este que pertence aos Ramos Elementares. O seguro APP (Acidentes Pessoais de Passageiros) que oferece coberturas aos passageiros do veículo segurado e que é originalmente um seguro do ramo Vida. E assim por diante.

Neste final de ano, procure a Protecta Corretora de Seguros e adquira seu Seguro Compreensivo. Contate-nos!