Facilidades do Seguro Fiança Locatícia

O seguro fiança locatícia é um dos produtos do ramo que teve sua procurada elevada nos últimos tempos. Uma vez que para locar um imóvel o candidato a fiador precisa atender a vários requisitos como ter um imóvel com escritura e ter mais de um imóvel na localidade da locação, esse tipo de seguro faz com que o locatário independa de terceiros para realizar a locação de um imóvel. question game . Dispensa a figura do fiador e o depósito caução, embora a Lei do Inquilinato permita apresentar a garantia de imóvel ou dinheiro depositado em caderneta de poupança, título de capitalização ou em fundos de investimento.

Trata-se de uma proteção ao locatário e ao locador, é contratado pelo inquilino que deve ter uma renda compatível ao valor do aluguel e não ter restrições nos órgãos de proteção de crédito. O valor do aluguel não pode ultrapassar 30% do total da renda bruta do inquilino. Algumas seguradoras permitem que essa renda seja composta por até três pessoas, residentes ou não no imóvel.

O seguro fiança pode ser contratado pelo prazo de um ano, ou pelo período previsto para a locação, podendo ser renovado, sem necessidade de nova avaliação cadastral.

A cobertura básica assegura aos proprietários de imóveis o pagamento do aluguel e de multas para o proprietário do imóvel, na eventualidade de o inquilino atrasar ou não pagar. Também podem ser contratadas coberturas adicionais como pagamento de despesas referentes a condomínio, IPTU, água, gás canalizado, luz, danos ao imóvel, pintura interna e pintura externa, além de multa por rescisão contratual. Quem escolhe as coberturas é sempre o proprietário do imóvel.

O seguro fiança pode ser contratado para locação de imóveis com finalidade residencial, não residencial (consultórios, escritórios e outros) e comercial.

Em caso de inadimplência, o dono do imóvel faz o comunicado ao corredor do seguro ou à seguradora e em um prazo de 30 dias consegue receber todos os pagamentos atrasados até a entrega das chaves, dentro do limite da apólice. Algumas apólices dão garantia de até 30 vezes o valor de cobertura. Isso é importante, caso seja necessário recorrer a ações de despejo, que demora em média de 10 a 12 meses.

Como para todos os demais seguros, existem casos de riscos excluídos que são analisados caso a caso pelas seguradoras.

Entre em contato com a Protecta Seguros para solicitar cotação conforme sua necessidade.