Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito

Em 2005, ficou definido todo terceiro domingo de novembro designa-se  o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito. A data serve para chamar a atenção de autoridades e cidadãos para o grande número de vítimas de acidentes de trânsito em todo o mundo.

Os mais recentes números apurados pela ONU são de 2012 e mostram que anualmente mais de 1,3 milhão de pessoas falecem em razão dos acidentes de trânsito. Como se isso não bastasse, entre 20 e 50 milhões de pessoas ficam com sequelas permanentes.

Em 2013, no Brasil, mais de 50 mil pessoas morreram em razão dos acidentes de trânsito. Esse número equipara-se ao número de mortes ocasionado pela violência urbana e uso de armas de fogo. Boa parte dos acidentes é ocasionado devido a problemas de comportamento inadequado no trânsito.

Segundo o Portal oficial sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito  – as seis maiores causas de mortes na violência viária são:

1 – Excesso de velocidade

2 – Mistura entre bebidas alcoólicas e direção

3 – Falta de cinto de segurança

4 – Falta de equipamento de segurança para as crianças, como a cadeirinha e o assento de elevação

5 – Falta do capacete aos usuários de motocicleta

6 – Uso do celular na direção

As maiorias das vítimas de trânsito são jovens, o que gera impactos para as famílias e para a sociedade.

No mês de novembro, devem ocorrer diversas ações de conscientização organizadas por entidades e cultos ecumênicos em memória das vítimas e pelo conforto dos familiares.

Faça um trânsito mais seguro, pratique a direção defensiva. Seja a mudança que o trânsito precisa. A Protecta Seguros apoia essa conscientização.