<>
+55 41 3039.0222 | 4020.0222

Notícias

Os riscos cobertos pelos seguros compreensivos

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), os seguros compreensivos residenciais, condominiais e empresariais tiveram origem no início da década de 1990, durante o processo de modernização do mercado de seguros nacional, quando se procurou identificar as necessidades do consumidor em termos de melhores coberturas e preços mais baixos.

Antes de esses seguros compreensivos, para se precaver dos diversos riscos a que estão sujeitos os patrimônios imobiliários, o segurado (pessoa física ou jurídica) era obrigado a contratar vários seguros, como incêndio, roubo, desmoronamento, alagamento etc. Em caso de sinistro, a multiplicidade de apólices tornava difícil saber qual delas cobria os riscos do evento, bem como encarecia o preço total do seguro.

Os problemas daí decorrentes geravam insegurança no segurado e prejudicavam o desenvolvimento do mercado. No início da década de 1990, no Plano Diretor do Mercado de Seguros, lançado pelo governo com o apoio do mercado segurador, foram criados os seguros compreensivos, também chamados de conjugados ou multirriscos, que são contratos de seguros nos quais se conjugam diversos ramos ou modalidades numa mesma apólice.

No seguro automóvel a Cobertura Compreensiva é a mais utilizada, como o próprio nome indica oferece a cobertura mais compreensiva possível, isto é, colisão, incêndio e roubo. É também ampla, pois contempla os casos de perda parcial e perda total do veículo. A título de exemplo: a apólice compreensiva cobre o roubo total ou parcial do veículo. Se ocorrer uma colisão após o veículo ser roubado, o dano causado – seja parcial ou total – estará coberto pela apólice.

As seguradoras disponibilizam planos de seguro auto dos mais variados possíveis para atender às necessidades de cada um. Pode-se mesclar numa única apólice coberturas de outros ramos de seguros como: RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa – Veículos), ou seguro de terceiros, seguro este que pertence aos Ramos Elementares. O seguro APP (Acidentes Pessoais de Passageiros) que oferece coberturas aos passageiros do veículo segurado e que é originalmente um seguro do ramo Vida. E assim por diante.

Neste final de ano, procure a Protecta Corretora de Seguros e adquira seu Seguro Compreensivo. Contate-nos!

Facilidades do Seguro Fiança Locatícia

O seguro fiança locatícia é um dos produtos do ramo que teve sua procurada elevada nos últimos tempos. Uma vez que para locar um imóvel o candidato a fiador precisa atender a vários requisitos como ter um imóvel com escritura e ter mais de um imóvel na localidade da locação, esse tipo de seguro faz com que o locatário independa de terceiros para realizar a locação de um imóvel. Dispensa a figura do fiador e o depósito caução, embora a Lei do Inquilinato permita apresentar a garantia de imóvel ou dinheiro depositado em caderneta de poupança, título de capitalização ou em fundos de investimento.

Trata-se de uma proteção ao locatário e ao locador, é contratado pelo inquilino que deve ter uma renda compatível ao valor do aluguel e não ter restrições nos órgãos de proteção de crédito. O valor do aluguel não pode ultrapassar 30% do total da renda bruta do inquilino. Algumas seguradoras permitem que essa renda seja composta por até três pessoas, residentes ou não no imóvel.

O seguro fiança pode ser contratado pelo prazo de um ano, ou pelo período previsto para a locação, podendo ser renovado, sem necessidade de nova avaliação cadastral.

A cobertura básica assegura aos proprietários de imóveis o pagamento do aluguel e de multas para o proprietário do imóvel, na eventualidade de o inquilino atrasar ou não pagar. Também podem ser contratadas coberturas adicionais como pagamento de despesas referentes a condomínio, IPTU, água, gás canalizado, luz, danos ao imóvel, pintura interna e pintura externa, além de multa por rescisão contratual. Quem escolhe as coberturas é sempre o proprietário do imóvel.

O seguro fiança pode ser contratado para locação de imóveis com finalidade residencial, não residencial (consultórios, escritórios e outros) e comercial.

Em caso de inadimplência, o dono do imóvel faz o comunicado ao corredor do seguro ou à seguradora e em um prazo de 30 dias consegue receber todos os pagamentos atrasados até a entrega das chaves, dentro do limite da apólice. Algumas apólices dão garantia de até 30 vezes o valor de cobertura. Isso é importante, caso seja necessário recorrer a ações de despejo, que demora em média de 10 a 12 meses.

Como para todos os demais seguros, existem casos de riscos excluídos que são analisados caso a caso pelas seguradoras.

Entre em contato com a Protecta Seguros para solicitar cotação conforme sua necessidade.

Boas Festas

Reiteramos que os valores que amparam nossa companhia são a ética, a transparência com nossos parceiros e clientes. Entendemos que este é um período tão especial e ideal para se refletir sobre as ações realizadas em durante todo o ano e também momento de fazer e refazer planos.

Todo início de ano traz esperanças renovadas e novas oportunidades de cumprirmos nossos projetos de vida.

Aproveitamos o momento para reforçar nossos compromissos com a satisfação de nossos clientes e com a qualidade de nosso atendimento. Nosso propósito é construir relações duradouras e agradecemos a todos pela confiança em nossa marca.

A Protecta Seguros deseja a todas as pessoas envolvidas em suas atividades, boas festas e um novo ano repleto de paz, de harmonia e prosperidade. Que 2015 seja um ano decisivo na realização de suas conquistas!

Rua Chille, 1349 | Rebouças | Curitiba | PR | +55 (41) 3039.0222 | 4020.0222

Share This